sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fred Navarro reúne expressões e palavras nordestinas em dicionário

Hugo Viana

"Acho que foi Aldir Blanc que disse que o Brasil não conhece o Brasil", lembra o jornalista pernambucano Fred Navarro, autor da terceira edição de "Dicionário do Nordeste", livro que apresenta pouco mais de 10 mil verbetes de palavras e expressões típicas da região (a edição anterior tem 5 mil), que será lançado hoje, às 18h, no Museu do Estado de Pernambuco. "Se uma pessoa do Acre conversar com alguém do interior de Santa Catarina, considerando o sotaque, as gírias, devem levar pelo menos 10 minutos pra entender que falam a mesma língua. A base é única, mas as variações regionais são muito grandes", exemplifica o autor. 

O livro de Fred é uma espécie de roteiro cultural e sociológico de uma língua tão ampla quanto pouco conhecida em seu alcance. O autor compilou expressões típicas, termos que falamos no cotidiano e que geralmente são desconhecidos em outras partes do Brasil. O processo de pesquisa, segundo o autor, levou em conta escritores, músicos e historiadores que contribuíram para a reflexão sobre a linguagem peculiar do nosso Estado.

"Sempre que viajava para o Nordeste comprava livro, disco, cordel. A música popular, o teatro regional, as citações de Ariano, Jorge Amado e Tom Zé e os nordestinismos de José de Alencar são minas de ouro. Quando eu procurava uma citação específica, encontrava duas que não estava procurando. Uma inspiração importante foi 'Dicionário do Folclore Brasileiro', em que Câmara Cascudo não só registra expressões como vai atrás das histórias delas", lista o autor. 

Saiba mais

Fronteiras - O livro será lançado em Portugal, em abril do próximo ano. A tiragem inicial será de dois mil exemplares. 

Guia - O autor diz que um amigo precisou rever o filme "Baile perfumado" com o livro do lado, pois na primeira vez não entendeu metade. Enquanto escrevia o romancce "Big jato", Xico Sá também recorreu ao dicionário de Fred. 

"Dicionário do Nordeste", de Fred Navarro
(Editora Cepe, 711 páginas, R$ 70)

Nenhum comentário:

Postar um comentário