terça-feira, 31 de dezembro de 2013

#1 The housemaid (2010)


As opiniões de Sang-soo Im sobre a sociedade tendem perigosamente para um tipo de maniqueísmo, insistindo em apontar a localização precisa do bem e do mal, tratando o problema evidente da hierarquia de classes através de representações que excluem a possibilidade de nuances. As pessoas ricas deste filme têm coração ruim, são cruéis de uma maneira que parece repetir um comportamento condicionado pela história social, convocando de forma abrupta e razoavelmente óbvia as necessidades do melodrama. A técnica repete métodos do passado; a câmera é posicionada de maneira didática para enfatizar o poder da hierarquia social, algo que era engenhoso nos anos 1940 mas parece politicamente primário hoje. Os personagens que representam possibilidades de mudança, que tensionam essa suposta crueldade adquirida, ameaçam transformar o filme em um melodrama sofisticado, mas são ofuscados por caricaturas da maldade e decisões arbitrárias que reforçam o que há de ruim e desgastado no gênero. 

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